Artigos


Se você suspeita que seu pet ingeriu algo tóxico, agir rapidamente pode fazer toda a diferença. Muitos produtos do dia a dia, como alimentos, plantas e até medicamentos humanos, podem ser extremamente perigosos para cães e gatos. Saber identificar os sinais de intoxicação e como agir de forma correta pode salvar a vida do seu melhor amigo.
Os sintomas podem variar dependendo do que foi ingerido, mas alguns sinais comuns incluem vômito, diarreia, salivação excessiva, tremores, dificuldade para respirar e apatia. Se perceber qualquer um desses indícios ou flagrar seu pet comendo algo suspeito, mantenha a calma e aja rápido. Evite tentar soluções caseiras, como provocar vômito ou dar leite, pois isso pode piorar a situação dependendo da substância ingerida.
O primeiro passo é entrar em contato com um médico veterinário imediatamente. Se possível, tenha informações detalhadas sobre o que seu pet consumiu, incluindo quantidade e tempo desde a ingestão. Caso o atendimento presencial não seja uma opção rápida, a telemedicina veterinária pode ser uma alternativa para uma orientação emergencial.
Enquanto aguarda atendimento, se houver embalagem ou rótulo do que foi ingerido, guarde para mostrar ao veterinário. Se o pet teve contato com substâncias químicas na pele ou nos olhos, lave com água corrente em abundância, mas sempre com cuidado para evitar que ele ingira ainda mais do produto.
A prevenção é sempre o melhor caminho! Mantenha produtos de limpeza, medicamentos, alimentos perigosos e plantas tóxicas fora do alcance do seu pet. Pequenas mudanças na rotina podem evitar grandes sustos. E lembre-se: ao menor sinal de intoxicação, procure ajuda veterinária o quanto antes. Seu pet conta com você!
Autoria de Startvet por WMB Marketing Digital
Para ficar por dentro de mais conteúdos da StartVet, acompanhe o nosso portal ou ative as notificações das nossas redes sociais.