Artigos

Artigos
Pets: cães e gatos podem ajudar a frear o envelhecimento, diz estudo
Animais
Pets: cães e gatos podem ajudar a frear o envelhecimento, diz estudo
15/07/2025

Ter animais de estimação em casa traz diversos benefícios físicos e mentais, além de ser sinônimo de felicidade, carinho e cuidados. Entre essas várias vantagens, pesquisadores suíços identificaram que ter cães ou gatos pode ajudar a retardar o declínio das funções cerebrais em pessoas com mais de 50 anos.

O estudo foi realizado por cientistas das universidades Genebra, Lausanne e Zurique, na Suíça, e publicado em maio na revista científica Scientific Reports.

Após a investigação, cientistas identificaram que os donos de cães apresentaram melhores resultados em testes de memória, tanto na imediata – ligada à capacidade de lembrar algo logo após ser apresentado – quanto na tardia – relacionado à capacidade de lembrar algo depois de um tempo, como horas ou dias.

Por exigirem mais atenção, contato e interação, cães e gatos ativam regiões cerebrais ligadas à socialização, memória e atenção, como o córtex pré-frontal e o hipocampo.

O estudo oferece uma nova perspectiva sobre como os pets podem ajudar a diminuir os efeitos do envelhecimento mental natural. No entanto, os pesquisadores afirmam que ainda são necessárias mais investigações para compreender a fundo os efeitos neurológicos da convivência entre animais de estimação e pessoas mais velhas.

Fonte: Metrópoles
Para ficar por dentro de mais conteúdos da StartVet, acompanhe o nosso portal ou ative as notificações das nossas redes sociais.

Outras Notícias