Artigos
Ei, humano! Você sabia que agora o uso de Cannabis na medicina veterinária está cada vez mais próximo de ser uma realidade? Recentemente, a Anvisa aprovou uma medida que promete transformar a forma como cuidamos dos nossos pets, permitindo que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analise pedidos de regularização de produtos veterinários à base dessa substância.
Com essa mudança, médicos-veterinários poderão prescrever medicamentos e produtos à base de Cannabis que sejam registrados ou autorizados pela Anvisa, e também futuros produtos veterinários aprovados pelo Mapa. Isso significa que, em breve, tratamentos com propriedades da Cannabis poderão ser mais acessíveis e controlados para ajudar na saúde dos nossos amigos de quatro patas.
Mas é importante ficar atento: a prescrição desses produtos deverá seguir regras rígidas, com receituário de controle especial, para garantir segurança. E embora a manipulação de produtos à base de Cannabis ainda esteja proibida, a nova medida abre portas para que produtos específicos para pets possam ser legalizados e regularizados em breve.
No entanto, a importação de produtos através de associações produtoras no Brasil ainda não é contemplada por essa regulamentação, embora haja a expectativa de mudanças futuras que facilitem o acesso, como já acontece na medicina humana. Esse avanço é um passo importante e resultado de esforços do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Mapa para trazer mais opções de cuidado aos pets.
Se você é tutor e está sempre em busca do melhor para seu pet, é fundamental contar com médicos-veterinários atualizados e preparados para orientar sobre essas novidades. Com conhecimento e uma regulamentação clara, o uso seguro da Cannabis poderá ser mais um aliado para a saúde e bem-estar dos nossos bichinhos.
Fonte: Crmvsp.gov
Acompanhe mais conteúdos como este no nosso portal ou nas nossas redes sociais!