Artigos


"Meu cachorro comeu uma meia", "meu cachorro engoliu uma meia" ou "meu filhote comeu uma meia" podem ser frases pronunciadas pelos cuidadores de cães quando observam seus companheiros brincando e acabam ingerindo ou até mordiscando uma meia até engolir.
Quando isso acontece, é importante saber que o mais comum é que não consigam expulsá-la, pois é raro que ela atravesse todo o trato digestivo até ser eliminada nas fezes. O mais provável é que os cães vomitem após ingeri-la, devido à irritação gástrica causada por esse corpo estranho no estômago.
No entanto, isso também pode ser difícil, e muitas vezes acabam se tornando corpos estranhos gastrointestinais que levam à obstrução do trânsito intestinal normal do seu cão, colocando em risco sua saúde e qualidade de vida.
Por que meu cachorro comeu uma meia?
Nossos cães são animais inteligentes, mas ao mesmo tempo curiosos, brincalhões e gulosos. Então se encontrarem uma meia pela casa, isso pode chamar muito a atenção deles, pelos seguintes motivos:
- A textura, que se assemelha à de um chiclete para nós.
- O cheiro, que eles associam ao seu cuidador.
- Por estarem passando por um transtorno alimentar ou estresse.
O melhor cenário, caso o seu cão tenha ingerido uma meia, é que ele a expulse sozinho, mas isso é algo difícil, a menos que seja uma meia pequena e o seu cachorro, de grande porte. Se tiverem passado menos de quatro horas desde a ingestão da meia, pode-se induzir o vômito para extraí-la do estômago, mas, se tiverem passado mais de quatro horas, a peça já avançou o suficiente para estar no intestino, onde pode causar uma obstrução intestinal.
Como saber se meu cachorro engoliu uma meia?
Caso não tenhamos visto nosso cachorro engolir a meia, mas dermos pela falta dela, devemos ficar muito atentos aos sintomas e mudanças de comportamento do nosso amigo canino:
- Vômitos.
- Dor abdominal.
- Perda de apetite.
- Apatia.
- Diarreia.
- Ausência de defecação.
Estes sinais geralmente demoram 24 horas para aparecer, mas podem demorar mais para se manifestar. Por isso, se você observar esses sintomas em seu cão, para ter certeza de que ele engoliu uma meia, você deve levá-lo a uma clínica veterinária onde possam realizar os exames de diagnóstico por imagens adequados para localizar a presença da meia no sistema digestivo do cachorro.
É importante ressaltar que às vezes as meias podem atuar como corpos estranhos lineares e se emaranhar em alguma região do intestino onde podem causar severos danos como necrose ou peritonite. Em algumas ocasiões, essas obstruções causadas por meias podem rasgar o intestino, provocando uma infecção grave e colocando em risco a vida do cachorro afetado.
O que fazer se meu cachorro comer uma meia?
Se você observou que seu cachorro comeu uma meia, deve procurar urgentemente uma clínica veterinária o mais rápido possível, pois, se passaram somente quatro horas ou menos da ingestão da meia, o veterinário poderá induzir o vômito do cachorro para fazê-lo vomitar a peça.
Por outro lado, se já passaram mais de quatro horas ou você não viu seu cachorro comer a meia, essa medida já não poderá mais ser aplicada, e será necessário localizar onde a meia está alojada e considerar como removê-la cirurgicamente, abrindo o intestino, o que às vezes pode exigir cortes devido à falta de irrigação ou danos.
Mantenha a calma e confie na equipe veterinária, pois eles farão tudo que estiver ao alcance deles para recuperar a saúde do seu cachorro. Você não deve esperar para ver se o cachorro consegue expulsar a meia ou não, e se ele está se sentindo mal ou não, pois um corpo estranho dentro do organismo do cachorro nunca é algo bom e pode causar danos muito graves e irreversíveis.
Você também não deve aplicar "remédios caseiros" por conta própria, como dar aspargos brancos por conter fibras não digeríveis para acelerar o trânsito intestinal, mas deve ir a uma clínica veterinária para poderem monitorar seu cachorro a todo tempo e realizar o procedimento necessário para resolver o problema.
Fonte: Perito Animal
Quer garantir o bem-estar e saúde do seu melhor amigo em todos os momentos? Conheça o serviço de telemedicina veterinária da StartVet! Cuidado especializado ao seu animalzinho onde e quando você precisar.