Artigos


Cuidado e atenção não são as únicas coisas importantes para manter a vida dos nossos companheiros peludos, é importante ter conhecimento sobre sua saúde e as doenças genéticas que podem afeta-lo, para que assim estejamos preparados para tudo que possa acontecer e garantir uma vida longa e saudável.
As principais doenças das raças mais conhecidas
Atualmente, existem diversas raças de cachorros, muitas delas surgiram a partir de um cruzamento forçado, por conta disso, existem centenas de doenças genéticas específicas de cada raça. Confira:
Labrador
Uma das raças mais amadas! É comum esses cachorros terem problemas ósseos e insuficiência renal. Mas um problema ainda mais comum e que pode leva-los à morte é a torção gástrica.
Pastor Alemão
O problema mais comum na raça é a displasia coxofemoral. Esse é um defeito na formação da articulação do membro traseiro, trazendo dores ao animal que, infelizmente pode até não conseguir mais andar.
Pug
Por conta de seu focinho muito curto, o ar não tem tempo de resfriar antes de chegar aos pulmões. Isso provoca o aumento da temperatura corporal. Quando o cão faz atividades físicas intensas em dias muito quentes, a crise pode ser fatal.
Shih-Tsu
Uma das raças mais comuns atualmente, é comum apresentar problemas como úlcera de córnea, dor de ouvido, pedras nos rins, insuficiência renal e cherry eyes.
Poodle
O problema que mais afeta essa raça é o câncer. Porém, existem outros problemas comuns, envolvendo a tireoide, pele e articulações.
Vira Lata
O Vira Lata, aquele sem raça definida, não costumam herdar as doenças típicas das raças determinadas. Eles tendem a ser mais resistentes pois são frutos de genes que já foram provados, testados e sobreviveram às condições precárias de alimentação e abrigo.
Conclusão
Então, qual é a melhor raça para se ter em casa? Independente da raça, todos os cães precisam receber todas as vacinas e visitar um veterinário regularmente, inclusive os cães sem raça definida, embora sejam geralmente mais resistentes.
É importante estar preparado para custos relacionados a cuidados veterinários e tratamentos para as condições de saúde mais comuns. Seu companheiro está sob sua responsabilidade e ele merece todo o cuidado com a saúde!
Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Entre em contato conosco e faça parte da família StartVet! Clique aqui e saiba mais.
Até a próxima, aumigo!
Autoria de StartVet por WMB Marketing