Artigos
A vacinação dos pets já é uma prática comum aos donos de cães e gatos. Quem tem animais em casa sabe que vacinar os pets com a frequência necessária é fundamental para garantir a vida saudável dos bichos.
As vacinas protegem os pets de contraírem doenças virais e contribuem para que os pets não contraiam essas doenças e evitam que possam transmitir para outros animais e até mesmo, seus donos.
As vacinas aumentam o nível defensivo de anticorpos e, consequentemente, aumentam a imunidade dos pets. Ou seja, quando o cão ou gato é vacinado, ele estimula seu sistema imunológico e prepara o corpo para combater doenças.
Algumas vacinas são obrigatórias e outras, opcionais. Apesar da não obrigatoriedade de algumas delas, os médicos veterinários recomendam para seus pacientes a fim de garantir ainda mais proteção para os pets.
Vacinação dos pets: proteção completa!
As vacinas obrigatórias dos cães são as polivalentes V8 ou V10 e a antirrábica. Elas protegem os cães contra:
V8 ou V10:
- Cinomose;
- Parvovirose;
- Parainfluenza
- Adenovirose;
- Coronavirose;
- Leptospirose;
- Hepatite canina infecciosa;
- Antirrábica:
- Raiva
A vacinação dos pets não obrigatória para os cães é contra a giardíase, tosse canina e leishmaniose.
Para os felinos, as vacinas obrigatórias polivalentes V3, V4 ou V5, conhecidas como tríplice ou quadrupla felina, e a antirrábica como nos cães, que protegem contra:
- Doenças que atacam o sistema digestivo e sanguíneo dos gatos;
- Doenças respiratórias, como rinotraqueíte;
- Clamidiose;
Antirrábica:
- Raiva;
Há ainda, vacina contra a Leucemia felina (conhecido como vírus FELV). Forma mais eficiente de evitar a adquirir a doença.
Apesar de serem obrigatórias, nem todos os gatos podem receber todas as vacinas. O veterinário sempre deve indicar quais são permitidas para cada felino.
Outras vacinas também são indicadas aos gatos, apesar da não obrigatoriedade e contribuem para combater síndromes virais infecciosas e outras doenças do trato respiratório.
O médico veterinário é o profissional mais indicado para aplicar as vacinas nos pets. Com o apoio de um bom profissional é possível deixar a vacinação dos pets em dia e ainda garantir a saúde de cães e gatos de forma sustentável.
Fonte: LABYES
Fique sempre por dentro do que acontece com a saúde do seu pet, conheça a Telemedicina Veterinária StartVet! Nosso maior compromisso é com o bem estar do seu animal.